Home / Fitness / A arte marcial denominada boxe

A arte marcial denominada boxe

O boxe arte marcial é conhecido como um esporte de combate, também chamado de pugilismo, em que os lutadores utilizam somente os punhos seja para o ataque como a defesa, sendo um esporte extremamente conhecido.

Além disso, o boxe é um esporte olímpico e se encontra nas Olimpíadas há muito tempo, onde a história desse esporte é muito antiga, pois ele nasceu na Inglaterra nos séculos XVIII e XIX, onde bem no seu início ele era praticado com as mãos sem o uso das luvas ou algo para a proteção das mãos.

Vale ressaltar ainda que no começo, o boxe era uma luta bastante brutal, onde os praticantes se machucavam por não estarem com as mãos protegidas. Mas, com o passar do tempo, esse esporte tem sofrido diversas mudanças, especialmente com a formulação das Regras de Queensberry no ano de 1867.

O que é a arte marcial: boxe?

O boxe arte marcial é um desporto de combate capaz de colocar sempre frente a frente dois lutadores que irão se enfrentar na busca por um título do melhor boxeur.

Dessa forma, essa arte marcial trata-se de ser um pouco mais agressiva, porém, diferente de outras modalidades, ele usa somente os punhos para poder atacar ou então defender.

Sendo assim, o termo boxe se deriva da expressão inglesa “to box”, a qual possui o significado de bater ou bater com os punhos, onde tal estilo de luta é bastante praticado há milhares de anos e possui inúmeros adeptos e praticantes espalhados pelo mundo todo.

Qual é a origem do boxe?

O boxe arte marcial já é bastante conhecido e pratica há muitas décadas, onde a sua origem se remonta a Creta em 1500 a.C., no entanto, ele começou a ser praticado na Grécia e em Roma, sendo um esporte bastante violente e desumano, pois os lutadores se enfrentavam até morrerem.

Mas, esse tipo de luta começou a ser adotado mais tarde na Olimpíada em 668 a.C., em que se tratou da 23º edição de Jogos Olímpicos da Antiguidade, onde os lutadores sempre usavam faixas de couro nas suas mãos para poderem protegerem os dedos e lutavam até que um deles caíssem.

Assim, com a queda do Império Romano, foi se perdendo um pouco a cultura da prática do boxe, porém, tudo leva a crer que ele ainda continuou a ser praticado, em que a sua prática foi assinalada no final do século IX, no sul da Inglaterra.

Confira os principais golpes do boxe

  • Direto: golpe extremamente veloz e realizado frontalmente pelo punho;
  • Cruzado: procura sempre visar a lateral da cabeça, sendo muito forte e veloz;
  • Jabe: golpe bastante usado para se manter uma distância entre os lutadores, em que é caracterizado pelo fato de ser um golpe frontal com o punho localizado na frente da guarda;
  • Gancho: é um movimento curvo de punho que pode atingir de maneira lateral o adversário;
  • Uppercut: procura atingir o queixo do adversário e, por isso, apresenta uma direção de subida, em que o golpe é sempre dado para cima.

Além dos principais golpes do boxe arte marcial, existem certas ações que devem ser impedidas por normas gerais, como golpear o adversário abaixo da cintura, chutar, atacar o adversário quando ele se encontrar caído, morder a orelha, entre muitas outras.

Portanto, o boxe arte marcial é com certeza uma das modalidades de esportes mais vibrantes de todo o mundo e, por isso, conhecer um pouco da sua origem e história antes de começar a prática, é uma regra para todos os adeptos e apreciadores dessa luta.

Caso você tenha se interessado pelo boxe arte marcial e deseja praticar essa modalidade, então procure pela Academia Pratique Fitness!

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *