Home / Academia / Como curar as dores musculares com a academia?

Como curar as dores musculares com a academia?

Curar as dores musculares com a academia é o que o praticante de exercícios físicos mais quer depois de pegar pesado nos treinos, pois ficar com uma parte do corpo dolorida não é nada legal.

Além do incômodo, uma dor, no sentido literal, no joelho, nas costas, no braço, ou em qualquer lugar, pode se transformar em uma dor de cabeça, no sentido figurado.

O que se pretende dizer com isso é que a dor pode se transformar em um futuro problema, uma coisa mais séria, que pode afastar qualquer um dos treinos na academia por uns dias ou até mesmo por tempo indeterminado.

Por isso, acompanhar esse artigo será importante para quem quer evitar esse incoveniente e continuar treinando.

É Fácil Curar As Dores Musculares Com A Academia?

Falar que é fácil ou difícil chega a ser leviano, pois cada caso é um caso. O que se pode dizer é que existem alternativas para isso. O jeito é descobrir qual delas é a melhor para resolver o problema.

Nessas horas, coisas simples como fazer alongamento e massagem pode resolver as dores musculares. Compressas de gelo, banho quente e até mesmo dormir bem também pode ser a solução.

Outra alternativa é optar por algo saudável como um lanche depois do treino, desde que ele seja rico em proteínas e carboidratos, itens muitos encontrados em carnes magras.

O Que Fazer Quando Não Dá Para Levantar Braços Ou Pernas?

Uma dica interessante é dar um prazo de um a dois dias de repouso quando há dificuldades ao levantar os braços ou as pernas, para que a musculatura tenha tempo de se recuperar.

Caso haja vontade de malhar assim mesmo, o ideal é alternar o treino. Se hoje você treina tríceps, amanhã você treina pernas. Se hoje você treina abdômen, amanhã você treina peito. Deu para sacar a estratégia?

Ficar atento ao que o corpo sente também é importante. Tossiu e o abdômen sentiu apenas um incômdo? Então não é nada demais.

Levou os braços para o alto e não conseguiu ir até o fim? Então aí é uma dor aguda. Nesse caso a recuperação precisa de mais tempo.

A intensidade da dor é muito forte? Então nesse caso não tem jeito. A solução é ficar de repouso.

Antes de achar que a dor não vai voltar mais, é bom ficar ciente de que ela vai voltar, sim. Mesmo que seja respeitado o tempo repouso.

A boa notícia é que ela vai ficar cada vez menos intensa até o corpo se acostumar ao ritmo de treino, desde que o praticante esteja bem de saúde.

Vai Uma Massagem Aí?

Sim, uma massagem também pode ser uma boa alternativa contra a dor muscular, inclusive ela pode servir contra inflamações e fadiga.

O ideal é massagear as áreas abaixo e acima da região onde está a dor. Em seguida, massageia-se a área em si.

Fazendo assim, os agentes que causam a dor se espalham e o incômodo diminui, além disso, as subtâncias químicas que causam a dor são removidas mais rápido.

Dormir Bem Também Ajuda O Músculo Se Recuperar

Ao dormir, o corpo produz o hormônio GH (isso mesmo, o hormônio do crescimento). Ao entrar em ação, ele fica responsável por ajudar a musculatura se recuperar.

Mas para que ele seja bastante eficaz, a pessoa precisa dormir em um lugar escuro, pois nessa condição o corpo produz o hormônio em um nível maior.

Então já sabe. Nada de dormir com o celular por perto. E nada de deixar qualquer luz acesa no ambiente.

Muito bom saber como curar as dores musculares com a academia, não é? E tomar um relaxante muscular é bom? Continue no blog e saiba a resposta!

Sobre rafael

Veja Também

Hidroginástica para terceira idade

Pode fazer tempo desde que você apreciou um mergulho na piscina. Porém, agora, é hora …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *