As dores articulares costumavam aparecer normalmente em idosos, entretanto, hoje, as pessoas estão cada vez mais cedo apresentando os sintomas. Para solucionar o problema, muitos dizem que o jiu jitsu ajuda nas dores articulares.
Os motivos da manifestação precoce nas dores articulares são diversos, incluindo má postura, falta de exercício físico, má alimentação e até mesmo falta de alongamento.
Quem sofre recorrentemente com esses incômodos sabe o quanto eles são doloridos e afetam a qualidade de vida. Existem alguns medicamentos para amenizar as dores, mas é sempre recomendado apostar em soluções naturais.
É verdade que o jiu jitsu ajuda nas dores articulares?
Será que é verdade que o jiu jitsu ajuda nas dores articulares? Veja bem, atividades físicas de baixo impacto são ótimas para dores articulares, como é o caso do jiu jitsu.
Essa atividade trabalha força e muito alongamento, de forma que as articulações se fortaleçam sem que haja um desgaste. Então, para quem sofre com as dores nas juntas, talvez essa arte marcial seja a solução.
Os incômodos não irão desaparecer do dia para a noite, normalmente é necessário algum tempo de prática para que, de forma gradual, as dores comecem a desaparecer.
O jiu jitsu ajuda nas dores articulares, mas e para quem não gosta dessa atividade? Para aqueles que não desejam praticar jiu jitsu, mas que sofrem de dores nas articulações, podem optar por outras atividades: natação ou hidroginástica.
Como ambas são feitas dentro d’água não há NENHUM impacto sobre as articulações, mas elas são trabalhadas com muita intensidade por conta da força que a água exerce contra os movimentos.
A hidroginástica é muito recomendada para idosos que possuem problemas com artrite e artrose. Inclusive, é a atividade que mais traz resultados nesse quesito.
O jiu jitsu ajuda nas dores articulares, mas há outros benefícios
Já sabemos que o jiu jitsu ajuda nas dores articulares, mas e sobre os outros benefícios dessa atividade? Confira quais são as principais vantagens dessa prática:
- Perda de peso. O Jiu Jitsu é uma arte marcial que proporciona alto gasto calórico
- Definição muscular e ganho de massa magra. A atividade trabalha membros inferiores e superiores, deixando o corpo inteiro tonificado
- Fortalece os sistemas cardíaco, imunológico, respiratório e circulatório. Assim como toda a atividade física, o jiu jitsu faz muito bem à saúde
- Combate sintomas de depressão, ansiedade e estresse
- Diminui a probabilidade de desenvolver diabetes ou colesterol alto
- Reduz a chance de ter algum problema cardíaco (como infarto)
- Aumenta o ciclo social
- Apesar de gastar muita energia, a atividade traz mais disposição para as atividades diárias
- Melhora as noites de sono (ideal para quem está sofrendo com problemas com insônia)
- Aumenta a flexibilidade
- Aumenta o equilíbrio
- Trabalha a coordenação motora
- Melhora a qualidade de vida de maneira geral
Um bom profissional é imprescindível
Não somente o Jiu Jitsu, mas qualquer prática de exercício físico faz muito bem à saúde (física e mental). Entretanto, para garantir essas vantagens é imprescindível contar com profissionais habilitados e qualificados.
O professor tem por responsabilidade conduzir todas as aulas, movimentos e exercícios da forma correta, evitando que o aluno sofra alguma lesão, distensão ou até mesmo desenvolva dores nas costas por conta de exercícios realizados incorretamente.
Sendo assim, a recomendação é buscar por uma academia qualificada, com uma boa estrutura que atenda todas as necessidades de seus clientes.
A Pratique Fitness, por exemplo, é uma rede de academia renomada e conta com ótimos profissionais. Quer saber mais sobre como o jiu jitsu ajuda nas dores articulares? Vá a uma unidade mais próxima e faça uma aula experimental.