Home / Aula de Zumba / Dores Na Coluna? Resolva Isso Agora Mesmo Com A Zumba

Dores Na Coluna? Resolva Isso Agora Mesmo Com A Zumba

As dores na coluna são incômodos que aparecem na grande maioria das pessoas e, muitas vezes, a profissão é um agravante. Há diversas formas de combater os sintomas, mas poucos sabem que a zumba pode ser um deles.

Só quem sofre de contínuas dores nas costas sabe o quanto isso diminui a qualidade de vida e, também, o rendimento no dia a dia para as tarefas diárias. Um serviço simples pode ser prejudicado quando as dores estão intensas.

Sendo assim, encontrar a melhor maneira para resolver de vez esse quadro é primordial. Além da condição atual – que é muito desagradável –, não resolver o problema o quanto antes pode trazer consequências ainda piores.

Como a zumba pode ajudar nas dores nas costas

Não apenas as dores nas costas, mas também dores nas articulações de modo geral, a zumba é um exercício que pode, sim, agir como forma de tratamento para esses casos.

As aulas desse ritmo começaram a ficar muito famosas entre os jovens e entre aquelas pessoas que desejam perder peso em pouco tempo. Normalmente as aulas têm duração de 40 minutos a 1 hora e deve ser ministrada por profissional.

Hoje em dia é possível encontrar essa atividade na grande maioria das academias, pois a procura realmente aumentou nos últimos anos. Além da diversão e da perda de peso, a zumba também é ótima para dores nas costas.

Isso porque a modalidade não exige grandes impactos e nem o carregamento de altas cargas durante os movimentos. Isso faz com que as articulações fiquem mais resistentes sem que seja necessária uma sobrecarga sobre elas.

Outro fato importante é que todo o corpo é trabalho, incluindo as costas. A musculatura ganha massa muscular e a estrutura corporal fica mais forte, tirando um pouco do peso da coluna.

Como as aulas de zumba devem ser feitas para obter resultados

Apesar de ser comprovado que as aulas são benéficas, é preciso tomar muito cuidado ao realizá-las. Quem tem problema nas costas deve entender que o aumento do ritmo e da intensidade deve ser gradual, respeitando as limitações.

Além disso, é imprescindível que exercícios de alongamento sejam realizados antes e depois das aulas. Movimentos que alongam a região das costas devem ser priorizados.

O acompanhamento de um profissional qualificado é outra condição que não pode faltar. Apesar de a dança parecer algo inofensivo, o profissional saberá guiar todos os movimentos de forma que o exercício seja 100% benéfico.

A periodicidade das aulas não deve ser muito alta, de duas a três na semana é o suficiente.

Pessoas que sofrem com dores nas costas devem, primeiramente, descobrir a origem do problema para começar a tratá-lo. Dessa forma, é recomendado procurar um especialista para, depois, começar as aulas de zumba.

Quais os principais benefícios

Ajudar a amenizar as dores nas costas é apenas um dos diversos benefícios da aula de dança. Outras vantagens são:

  • Perda de peso
  • Tonificação muscular
  • Ganho de massa magra
  • Fortalecimento do sistema imunológico, sistema cardíaco e sistema respiratório
  • Aumento da flexibilidade
  • Mais disposição para realizar as atividades do dia a dia
  • Acaba com a insônia
  • Atividade divertida que combate o estresse
  • Diminui sintomas de depressão e ansiedade
  • Aumenta o ciclo social
  • Diminui o risco de doenças relacionadas ao sobrepeso (infarto, colesterol, diabetes, dentre outras)
  • Aumenta a qualidade de vida de forma geral

A zumba é realmente uma atividade que vai muito além do que imaginam e traz muitos benefícios – seja para dor nas costas ou para a vida. Para saber mais: o blog Pratique Fitness traz muito mais conteúdo sobre o assunto!

Sobre rafael

Veja Também

Jiu Jitsu faixas – confira todas as faixas existentes!

Quem começa a praticar uma luta já quer logo saber como funciona o sistema de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *