Home / Exercícios / Hidroginástica Para Idosos

Hidroginástica Para Idosos

A atividade física é boa para o coração, pulmões, músculos e mente dos adultos mais velhos. No entanto, pode ser difícil para articulações e ossos desgastados, além de ser um risco para aqueles menos flexíveis e propensos a quedas. Por isso a Hidroginástica para idosos é uma ótima opção.

O exercício é muito importante para os idosos permanecerem fortes, saudáveis ​​e felizes. Mas é preciso escolher exercícios que sejam seguros e eficazes. A hidroginástica para idosos pode ser a resposta perfeita.

A atividade é muito libertadora para as pessoas de mais idade porque, além de confortável, a água elimina a preocupação com quedas e outras associadas a outros tipos de exercícios.

Benefícios da hidroginástica para idosos

  1. Trabalha os músculos do coração

Embora tenha baixo impacto nas articulações, a hidroginástica é adequada para aumentar a frequência cardíaca. À medida que os anos avançam, se torna ainda mais importante exercitar os músculos do coração e melhorar a circulação.

Os exercícios na hidroginástica para idosos oferecem treinamento de resistência através da pressão hidrostática da água em toda a superfície do corpo, o que oferece benefícios adicionais para equilíbrio, coordenação e mobilidade.

Essa capacidade aeróbica da hidroginástica pode reduzir o risco de doenças cardíacas, uma consideração importante para idosos.

  1. Melhora o equilíbrio e a coordenação

Um efeito natural da idade é a redução na coordenação, e as atividades aquáticas podem ajudar a neutralizar isso.

Os idosos podem continuar trabalhando no desenvolvimento do equilíbrio e na expansão de sua força e controle físico de maneira mais segura com condições mais favoráveis.

  1. Pouco impacto nas articulações

Diferentemente da corrida e aeróbica em terra, a hidroginástica é leve para as articulações. A flutuabilidade da água suporta o peso do corpo e atenua o impacto da gravidade, o que permite ao praticante aterrissar com facilidade.

O impacto reduzido nos joelhos, quadris, costas e tornozelos confere à hidroginástica uma qualidade protetora quando se trata de articulações, tendões e ligamentos mais delicados, reduzindo assim o risco de lesões e danos, como dor muscular e fratura por estresse nos ossos.

  1. Perda de peso e metabolismo

Os idosos com maior risco de desenvolver doenças crônicas precisam procurar permanecer ativos como parte de seus esforços de controle de peso. Estudos indicam que atividades aquáticas e outras atividades físicas na água podem aumentar o metabolismo.

Pesquisas mostram que exercícios como hidroginástica, trazem grandes benefícios para pessoas com sobrepeso ou obesidade. Por exemplo, como a água oferece mais resistência que o ar, simplesmente caminhar na água queima mais calorias do que a caminhada regular.

Da mesma forma, as esteiras subaquáticas oferecem mais benefícios de perda de peso do que as esteiras terrestres.

Dicas de segurança para participantes de hidroginástica

É necessário verificar com o médico antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios e ter o auxílio de outra pessoa na piscina durante o treino, seja um instrutor, um salva-vidas ou um amigo.

Se a pessoa sentir tontura, enjoo ou se sentir cansada, deve interromper o exercício e sair da água. Quem não é um bom nadador ou ainda está se recuperando de algum tipo de lesão deve permanecer na parte rasa da piscina e informar ao instrutor.

É muito importante que o aluno tenha a oportunidade de se familiarizar com as instalações antes de entrar na piscina e possa verificar a profundidade da água e a localização das escadas e saídas.

Onde fazer Hidroginástica

A hidroginástica para idosos precisa ser realizada em um espaço apropriado e que tenha com a infraestrutura básica necessária. A Pratique Fitness conta com tudo o que é preciso para proporcionar a seus clientes uma experiência segura e satisfatória!

 

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *