Home / Exercícios / Natação Terceira Idade

Natação Terceira Idade

A natação terceira idade é um treino focado para idosos e para pessoas da terceira idade que buscam saúde. Ela pode trazer diversos benefícios para o corpo, que serão melhor discutidos abaixo.

Seja você um nadador da terceira idade ou apenas deseja se tornar uma pessoa mais saudável, a aula de natação para idosos combinada com uma alimentação saudável e bons hábitos pode levar a uma melhora no humor e na condição física.

Mas, o que especificamente na natação a torna tão boa para você? Confira os benefícios da natação terceira idade!

Benefícios da natação terceira idade

Afinal, por que, de acordo com profissionais médicos, a natação é considerada um dos melhores exercícios aeróbicos que você pode fazer, especialmente na terceira idade?

Isso acontece uma vez que essa é uma prática que não desgasta articulações, possui baixo impacto, trabalha o corpo todo e pode ser praticada em qualquer idade. Saiba mais!

Benefício nº 1 da natação terceira idade: seu coração bate melhor

Quando você nada, você está usando todo o seu corpo, o que significa que você está se exercitando mais do que faria enquanto corre, por exemplo. Isso aumenta sua frequência cardíaca a um nível mais alto.

– Quando sua frequência cardíaca aumenta, você cria resistência e força nas fibras musculares do coração.

  • Como resultado, quando seu coração retorna a uma taxa de repouso, ele não precisa mais trabalhar tanto. A natação também ajuda a melhorar seus níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial.

Benefício nº 2: seus pulmões retêm mais ar

Você sabia que seus pulmões são um órgão de aprendizado? Quando você nada, você ensina a eles como respirar adequadamente.

– Nesse momento, seus pulmões são forçados a usar o oxigênio que possuem neles para criar a energia que você precisa enquanto se move.

  • Quando você lhes fornece menos oxigênio para trabalhar, eles devem absorver o que você já tem com mais eficiência.

Muitos nadadores competitivos treinam seus pulmões para usar menos oxigênio. Como resultado, dentro e fora da água, seus pulmões se tornam mais eficientes, permitindo que você os use por mais tempo.

Benefício nº 3: você dá um descanso para suas articulações

A gravidade é difícil para o seu corpo. A natação terceira idade permite que você sinta menos dores nas articulações – que podem ter sido desgastadas com o tempo.

– Na água, seu corpo tem mais flutuabilidade ou, em outras palavras, ela suporta seu peso. Isso permite que suas articulações façam uma pausa, dando-lhes tempo para se curar ou se recuperar, se necessário.

  • Por esse motivo, a natação terceira idade é um exercício recomendado para pessoas que sofrem de artrite.

Benefício nº 4: seu corpo perde mais peso

O corpo humano é realmente capaz de queimar mais gordura debaixo d’água do que durante um exercício no solo, como correr. Afinal, seu corpo não precisa se preocupar em se livrar do calor debaixo d’água.

– A água naturalmente faz esse processo para você, deixando seu corpo queimar mais energia enquanto gasta a mesma quantidade de esforço.

  • O nado borboleta, especialmente, pode queimar a maior quantidade de calorias quanto possível!

Benefício nº 5: seu humor melhora

Um estudo médico realizado em 2017 mostrou que os efeitos da água no seu corpo diminuem os níveis do hormônio do estresse, simulando um antidepressivo.

– Isso significa que, quando você nada, seu corpo vive com menos estresse e se torna capaz de iniciar a produção de dopamina, sua “substância química feliz”, novamente.

Como a natação também é muito repetitiva, a natureza rítmica dos movimentos também cria um efeito meditativo que ajuda a aliviar a tensão.

E aí, pronto para começar a melhorar sua saúde e sua técnica de natação terceira idade? Venha para a Pratique Fitness!

Sobre rafael

Veja Também

Hidroginástica para terceira idade

Pode fazer tempo desde que você apreciou um mergulho na piscina. Porém, agora, é hora …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *