Home / Características do boxe / Principais regras do boxe

Principais regras do boxe

O boxe, também muito chamado de pugilismo, é uma modalidade de esporte de combate em que as são usadas tanto para o ataque tanto para a defesa, onde é vedado o uso das pernas para os ataques. Com isso, é importante ter conhecimento mais sobre o boxe regras, caso você queira praticar.

Normalmente, um dos principais objetivos do lutador de boxe é sempre em acertar o seu adversário o maior número de vezes que conseguir, sendo que ao mesmo tempo ele precisa se defender dos ataques.

No entanto, primeiramente é preciso esclarecer sobre algumas diferenças entre as regras do boxe profissional do olímpico, em que no primeiro a análise da luta realizada pelos juízes sempre leva em conta não somente o número de ataques, mas a eficiência. Já o olímpico, os juízes levam em conta todos os golpes efetuados.

Dessa forma, confira abaixo quais são as principais regras do boxe:

  1. Uma das principais regras é em relação aos itens obrigatórios de utilização no boxe, os quais são as luvas, protetor de boca e rosto, sapatos especiais e calção.

No entanto, no caso dos lutadores profissionais, eles não utilizam a proteção facial, sendo essa uma das principais diferenças em relação ao esporte na modalidade olímpica.

  1. É de total dever do árbitro realizar a verificação de todos os aspectos quanto ao ringue e dos competidores antes de começar a partida, em que também cabe a ele fazer a análise se os demais sujeitos do esporte, como a equipe médica e os juízes, se encontram aptos e presentes, pois apenas após esse procedimento é que o combate pode ser autorizado.
  2. O boxe é sempre praticado por dois lutadores adversários em um ringue que deve estar rodeado por cordas.
  3. Normalmente, cada luta de boxe apresenta uma determinada duração, podendo ser reduzida em casos onde em que lutadores fiquem em knockout, ou seja, que percam os sentidos.

Dessa forma, cada luta profissional pode ter de 10 a 12 rounds, onde cada uma pode ter três minutos de duração, em que entre cada round há 1 minuto de intervalo, onde cada um dos lutadores pode descansarem e receberem cuidados médicos.

  1. Para que um lutador consiga vencer uma luta de boxe, ele precisa vencer por KO ou então ganhar através de pontos. No primeiro caso, ocorre quando um lutador perde os seus sentidos e cai no chão, tendo dez segundos para poder se levantar.

Assim, contados os dez segundos pelo árbitro, mesmo que o lutador ainda consiga se levantar, se ele não tiver condições para continuar a luta, o árbitro pode decidir o fim do combate por derrota por KO.

Mas, se até o final da luta não existir nenhum KO, então o vencedor será decidido pela pontuação, em que o lutador conquista um ponto quando consegue atingir o tronco, a parte da frente ou então a parte lateral do rosto.

No entanto, mesmo com o boxe regras, pode existir alguns golpes que são considerados ilegais, como socos na parte abaixo da cintura, agarrar, murros na nuca ou então ter uma atitude passiva, ou seja, sempre fugindo de forma constante do adversário.

Dessa forma, todas as vezes que isso ocorrer, então irá ser dado um aviso, no caso de dois avisos, isso já irá corresponder a uma advertência, e três avisos serão advertências que dão direito a desqualificação.

Portanto, agora que você conhece mais sobre o boxe regras e como elas funcionam em um combate, saiba que essas regras do boxe são reconhecidas em todo o mundo, em que tal esporte é inclusive uma modalidade olímpica. Assim, se você se interessou pelo boxe, entre em contato com a Academia Pratique.

Sobre rafael

Veja Também

Tudo sobre boxe atividade física

O boxe pode ser uma ótima atividade de condicionamento físico para indivíduos que desejam realizar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *