Home / Aula de Zumba / Quantas vezes por semana devo ir à academia?

Quantas vezes por semana devo ir à academia?

Ter uma rotina saudável de atividades físicas é o que todo mundo que pretende entrar, ou já está, na academia quer, mas muitos se perguntam: quantas vezes por semana devo ir à academia?

Dar uma resposta na lata a essa pergunta é uma coisa impossível, pois alguns detalhess devem ser levados em conta para se chegar a uma conclusão. A pessoa tem que saber onde ela pretende chegar fazendo malhação:

  • É ganhar massa muscular?
  • É ganhar mais força?
  • É só para ter uma saúde melhor?
  • É emagrecer?
  • É apenas para buscar o melhor desempenho em uma corrida, maratona, para conseguir o menor tempo possível?

E não é só isso: a pessoa deve sempre se lembrar antes se ela é atleta iniciante, um atleta de nível intermediário ou um atleta avançado para saber a resposta.

Se o foco é hipertrofia, quantas vezes por semana devo ir à academia?

O número ideal é entre quatro e cinco treinos, embora três já sejam suficientes para se obter bons resultados. Mas a resposta não fica só nisso. É preciso ir com calma e respeitar o tempo de descanso também.

Por exemplo, o certo é não treinar pernas, bíceps, peito e costas em dias consecutivos, para que os músculos passem pelo processo de estresse, repouso e adaptação.

O ideal é treinar músculos de difícil recuperação com músculos de fácil recuperação, ainda mais no caso de atletas avançados.

O processo de descanso também é importante, porque ele é necessário para que o músculo sofra regeneração e construção e tenha tempo de recuperar as energias para o treino seguinte.

Para não sobrecarregar um grupo muscular, não sofrer lesões e obter sucesso nos resultados, é fundamental que o treino seja supervisionado por um educador físico. Ele vai dar todo o suporte para que tudo ocorra bem.

Quantas vezes por semana devo ir à academia para emagrecer?

Pode ser de três a sete dias, pois existe gasto calórico tanto durante o exercício quanto depois de algumas horas. A variação de dias depende também do quanto intenso é o treino.

Caso os exercícios sejam leves, dá para treinar todos os dias, mas se a intensidade dos exercícios for alta, é preciso treinar dia sim dia não para deixar o corpo se recuperar.

Mas para seguir essas dicas, de nada adianta se não houver uma dieta adequada e seguida à risca. O gasto diário de caloria por dia sempre tem que ser maior do que o consumo.

Quero Só Ficar Mais Saudável. Quantos Dias De Academia Bastam?

A ideia é apenas deixar de ser sedentário? 30 minutos de atividades físicas moderadas divididas em cinco sessões ou de 20 a 60 minutos de exercícios mais puxados já bastam.  Quem diz isso é o American College of Sports Medicine.

Quer reduzir a frequência cardíaca em repouso? Diminuir as chances de ter problemas no coração? Evitar diabetes? Então uma corrida três vezes por semana é uma boa ideia.

Atletas Iniciantes, intermediários e avançados têm frequência diária diferente?

Sim. Para os iniciantes basta uma frequência de dois a três dias por semana, para que eles se adaptem e tenham tempo de deixar os músculos descansarem e reestabelecerem a energia para o próxino treino.

Já os atletas intermediários e avançados podem treinar de quatro a seis dias na semana, fazendo exercícios mais intensos em menor volume, para chegar ao resultado dentro do tempo que eles esperam.

Quantas vezes por semana devo ir à academia? Agora que já se tem uma ideia sobre o assunto, que tal saber os motivos para largar o sedentarismo e correr para a Academia Pratique Fitness? Acesse o link e confira!

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *