Home / Academia / Quantas Vezes Por Semana Devo Praticar O Spinning? 

Quantas Vezes Por Semana Devo Praticar O Spinning? 

O spinning é uma atividade que está cada vez mais ganhando o seu devido reconhecimento, visto que proporciona muitos benefícios àqueles que a praticam. Entretanto, mesmo sendo muito conhecida, ainda há muitas dúvidas ao seu respeito.

A prática de exercícios físicos possui as suas “regras” e não seguir um cronograma adequado pode comprometer todos os resultados. Isso acaba proporcionando um grande desânimo e muitos acabam desistindo por não atingir a meta.

Por isso que, além de praticar exercícios físicos, é preciso saber com que frequência fazer as atividades. Isso vale para qualquer prática, seja dança, aeróbica, musculação, funcional, dentre outras.

Quantas vezes por semana é recomendável praticar spinning?

Normalmente, as pessoas que optam pelo spinning têm como principal objetivo emagrecer. Isso porque essa atividade proporciona alto gasto calórico, sendo uma ótima alternativa para quem deseja perde peso.

Essa atividade física pode ser associada como um treino de aeróbica, entretanto, o treino trabalha com muita intensidade os membros inferiores, ou seja, pernas e glúteos.

Como há a possibilidade de regular a intensidade da bicicleta é possível aumentar a carga. Dessa forma, além de queimar gordura e definir corpo, o aluno está favorecendo o ganho de massa muscular.

Mesmo que a bicicleta esteja com uma carga baixa o trabalho nos membros inferiores também acontece. E o que isso implica? É essencial haver um descanso entre as atividades físicas que trabalham o músculo.

Quando treinamos vários dias seguidos a mesma região não ocorre o intervalo de tempo necessário para as fibras se regenerarem, ou seja, o músculo “não cresce”.

Ocorre justamente o processo contrário. O músculo não se regenera e fica totalmente susceptível a lesões e distensões. O ganho de massa é reduzido e a definição muscular também.

Isso é ainda mais importante na musculação propriamente dita. É essencial o descanso entre as séries e entre os treinos. Mas de quanto deve ser esse descanso?

O recomendado é esperar 48 horas para exercitar o músculo novamente. Sendo assim, intercalar o dia de atividades já é o suficiente. Sobre quantos dias praticar spinning na semana, um bom número é 3!

A prática dessa atividade por três dias na semana proporciona alto gasto calórico, ganho de massa magra e definição muscular.

Quais os outros benefícios do spinning

Perder peso, ganhar massa e definir os músculos são apenas alguns dos diversos benefícios da prática do spinning. Participar recorrentemente desse tipo de aula proporcionará:

  • Fortalecimento do sistema cardiovascular
  • Maior fôlego
  • Melhora a circulação do sangue
  • Aumento da disposição para o dia a dia
  • Melhora as noites de sono
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Aumenta o ciclo social
  • Libera os famosos hormônios da felicidade
  • Ameniza sintomas de estresse, depressão e ansiedade
  • Aumenta a autoestima
  • Reduz celulite nos membros inferiores
  • Aumenta a qualidade de vida de uma maneira geral

Pratique com um profissional

As aulas de spinning são conduzidas por um professor. Duram cerca de uma hora e nesse tempo os alunos tentam seguir o ritmo da música na intensidade recomendada pelo profissional.

É imprescindível, independente da atividade física, ter o acompanhamento de um profissional para conduzir os movimentos, ritmos e exercícios. Isso irá garantir que o aluno atinja os seus resultados desejados.

Além do mais, o acompanhamento do professor reduz drasticamente riscos de acidentes e prática de movimentos errados.

Para quem deseja saber mais sobre o spinning, busque uma aula experimental. A Pratique Fitness oferece a modalidade em todas as suas unidades, basta encontrar a mais próxima e agendar uma aula!

Sobre rafael

Veja Também

Hidroginástica para terceira idade

Pode fazer tempo desde que você apreciou um mergulho na piscina. Porém, agora, é hora …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *